"Os Primeiros registros da Imigração Italiana em Sorocaba são de 1885. Quando aqui chegaram foram aproveitados na nascente indústria paulista e nas fazendas de café. As primeiras atividades realizadas pelos imigrantes foi a fundação de escolas, tendo como objetivo preservar as tradições, os costumes e a língua de origem. Nos anos 1880, através de Jornais da época, pode-se verificar muitos italianos atraídos em explorar o comércio urbano através das manufaturas e pela diversificação dos investimentos, a constar nomes como: o italiano Alferio Malzone, fabricava calçados, Antonio Faizano, macarrão, Mathias Baddini, café em pó, Domenico Guli, massas, José Luchesi, calçados, Francisco Matarazzo, banha.... entre outros.
Aqui chegando, criaram associações, nas quais realçavam suas próprias opiniões quanto aos direitos sociais para os mais humildes nativos e menos para os humildes de terras alheias. Traziam em seus ideários as novas idéias presentes nos meios operários e tinham como objetivo fixar, o nacionalismo e o patriotismo em relação a terra natal. (...)"
(Revista HISTEDBR On Line, Campinas, n. 33 p. 109-110 mar.2009)
É com este texto muito interessante que abro esse post, falando um pouco da cidade onde resido e trabalho: Sorocaba-SP que quer dizer "Terra Rasgada".
Cidade esta que, acolheu-me de braços abertos há mais ou menos 6 anos. Sou Itapevence de naturalidade e Sorocabana de coração.
No dia 15 de Agosto, Sorocaba ficará mais velha, completará seus 357 anos e muita história para relembrar! Logo, teremos um feriado Municipal, e neste ano será numa Segunda-Feira.
Entre tantos temas, o que mais me fascina obviamente é sobre a Imigração Italiana. Dizem, que 38% da população sorocabana são descendentes de Italianos, e é fácil de comprovar, basta olharmos os nomes das ruas, por todo lado vemos indícios de um povo que passou e deixou seus descendentes por aqui.
Já pesquisei algumas família daqui da Cidade, a fim de obter o Reconhecimento da Cidadania Italiana, e sempre me deparo com ascendentes vindo de outras cidades do interior, para fazer vida e história aqui. Naquela época, 1880 o que marcava a cidade era o Tropeirismo, onde o Coronel Cristóvão Pereira de Abreu, um dos fundadores do estado do Rio Grande do Sul, conduzia pelas ruas sua tropa de muares, sendo Sorocaba de posição tão estratégica, que a cidade ganhou uma feira, onde os brasileiros reuniam-se aqui para comercializar animais. Assim, Sorocaba foi desenvolvendo e industrias caseiras foram formando-se.
Dados:
O Clima daqui, é maravilhoso: Subtropical, temperado e quente.
Tem como Demografia, segundo o CENSO 2010 IBGE uma população de 586.625 habitantes (sendo que prevalece o sexo feminino).
A Hidrografia, podemos comprovar com o Rio Sorocaba, o qual corta a cidade, no sentido norte-sul, e também com o maior manancial de água da região é o reservatório de Itupararanga ou Represa da Light.
Seu Relevo é classificado como ondulado caracterizado por vertentes e altos de serra com altitude média 632 metros em relação ao nível do mar.
Sua Vegetação natural era de Mata Atlântica.
Já sua Localização, está na região Sudoeste do estado de São Paulo, a 92km da capital. Tem como vizinha, as cidades de: Salto de Pirapora, Itu, Votorantim, Araçoiaba da Serra, Alumínio, Cabreúva, Araçariguama, Ibiúna, São Roque, Boituva, Porto Feliz, Cerquilho, Tatuí, Sarapuí, Capela do Alto e Piedade.
Ainda contamos com as Ciclovias, que são faixas adicionais em calçadas, canteiros e parques, onde por toda parte é possível pedalar, tanto como meio de transporte, quanto por lazer ou esporte, assim, seguindo o lema: Cidade Saudável e Cidade Educadora.
É nessa cidade onde aos poucos, estamos crescendo, amadurecendo e "fazendo história". Obrigada Sorocaba!
Marcadores:
Cidadania Italiana,
Imigração Italiana,
Um PoUco de TuDo.
0 comentários:
Postar um comentário